19 dezembro, 2006

Comentário da prova PSS-3 GERAL - UFAL/2007

9.
00-F. O material genético de bactérias é o DNA, enquanto o material viral pode ser DNA ou RNA. Hoje já se tem conhecimento da existência de DNA e RNA no Citomegalovírus.
11-V. As bactérias e os fungos são organismos que podem atuar como decompositores num ecossistema.
22-V. A doença de Chagas é transmitida através das fezes do Barbeiro, inseto que defeca quando pica o homem (para alimentar-se de seu sangue).
33-F. As Briófitas são plantas avasculares.
44-F. Para que ocorra o crescimento dos Artrópodes, é necessária a ocorrência da muda ou ecdise, pois o exoesqueleto quitinoso não acompanha o crescimento dos organismos.

10.
00-F. Nas abelhas as fêmeas (operárias e rainha) são diplóides e originam-se a partir de óvulos fecundados, enquanto os machos (zangões) são haplóides e originam-se por partenogênese de óvulos não fecundados.
11-V. Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas possuem ciclo de vida haplodiplobionte, caracterizado por possuir meiose espórica.
22-V. Os Cnidários, assim como a maioria dos animais, possuem ciclo de vida diplobionte, caracterizado por possuir meiose gamética (mesmo quando possuem metagênese).
33-F. Os óvulos heterolécitos sofrem segmentação holoblástica desigual, originando células de tamanhos diferentes, os macrômeros e os micrômeros.
44-V. Frutos de casca espinhosa aderem-se a pêlos e penas de animais disseminadores.

11.
00-F. A gutação ou sudação é a eliminação de água no estado líquido que ocorre através de aberturas nas folhas denominadas hidatódios; as lenticelas são aberturas no súber relacionadas com a realização de trocas gasosas.
11-F. A pressão da raiz não é o fator responsável pela condução de seiva bruta em vegetais muito altos. A teoria mais aceita para explicar a condução deste tipo de seiva em vegetais é a de Dixon ou Teoria da tensão-coesão, que cita a transpiração como principal responsável por este processo.
22-V. Gavinhas são estruturas típicas de plantas trepadeiras que possuem caule sarmentoso ou escandescente, onde atuam na fixação dessas plantas. Os espinhos derivados de folhas estão relacionados com a diminuição da transpiração para economizar água.
33-V. Como na planta B ocorreu a retirada da gema apical e o tratamento apenas com lanolina, ocorrerá a quebra da dominância apical, enquanto a planta C, sem gema, com lanolina e auxina continuará com as gemas dormentes, como no grupo controle A.
44-F. A plata I é de dia curto e a planta II é de dia longo.

12.
00-V. A chegada de alimento no estômago estimula a produção de gastrina, hormônio que estimula a produção de suco gástrico.
11-F. Nos anfíbios, devido a presença de um ventrículo e dois átrios, ocorre mistura de sangue venoso com sangue arterial dentro do coração.
22-V. Aves, Répteis e insetos eliminam ácido úrico como excreta nitrogenada, composto atóxico e praticamente insolúvel, o que permite um armezenamento por um tempo prolongado e uma eliminação com quantidade mínima de água.
33-V. Nos Cnidários o sistema nervoso é difuso, não havendo centralização, enquanto que os anelídeos possuem sistema nervoso centralizado, com cordão ventral; nos vertebrados o sistema nervoso central (SNC)é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhas, e o periférico é constituído por ganglios e nervos.
44-V********. Questão que deve ser contestada pois a produção de calcitonina é estimulada pelo aumento dos níveis de cálcio no sangue, ou seja, quem controla a produção tanto da calcitonina quanto do paratormônio é a concentração de cálcio do sangue e não o TSH.

A gente se vê na segunda fase.
Interessados em revisão de segunda fase podem postar nome e número de telefone ou enviar para mim via e-mail (estou avaliando apossibilidade de abrir uma turma).
Bjs para tds vcs

8 comentários:

Anônimo disse...

Fala Giannn
Foi massa a 1º fase...muitas questoes vc falou igual na isolada... Um abraço, e se Deus quiser te vejo na revisao de 2º fase... Japa(Thiago)

Prof. Gian Brito disse...

Mt boa a notícia Thiago...
Nos vemos lá... Vc merece estar lá!
Abração

Anônimo disse...

Giaan! a prova tava a sua cara! obrigadão por tudo. te vejo na revisao da 2 fase.
abração.
Renato

Anônimo disse...

corrigindo o q eu escrevi acima, te vejo na revisao de 2 fase, se eu passar, logico!
valeu gian!
Renato

Anônimo disse...

Gian, tudo o que você falou durante o ano lá na isolada estava na prova. Se Deus quiser espero te encontar na revisão da 2ª fase.
Igaço.

Anônimo disse...

e aí gian...a prova tava dez...a sua cara...só uma coisa...agente pode considerar como espinho a estrutura na casaca dos frutos??...vlws!!!!

Anônimo disse...

*casca

Prof. Gian Brito disse...

quando o fruto é seco, algumas vezes podemos dizer que ele é espinhoso. Num tem problema.
Abração