18 dezembro, 2006

Comentário da prova PSS-2 GERAL - UFAL/2007

9.
00-V. BbEe x bbee = BbEe,Bbee,bbEe e bbee.
Bbee= 1/4 x 360 = 90
11-F. O indivíduo O é o doador universal, enquanto o indivíduo do grupo AB é o receptor universal.
22-V. Ocorre interação gênica quando mais de um par de genes está relacionado com a determinação de um caráter. A interação pode ser epistática ou não epistática.
33-F. A sequência correta dos genes no cromossomo é I,III,II.
44-F. Os fragmentos produzidos pela digestão de uma molécula de DNA por uma enzima de restrição podem ser religados em fragmentos de diversos tamanhos.

10.
00-V. Os organismos mais adaptados tendem a ser selecionados pelo ambiente (seleção natural).
11-F. Outros fatores também estão relacionados com o processo evolutivo, tais como as mutações, que podem proporcionar o aparecimento de uma nova característica evolutiva.
22-F. A presença de estruturas vestigiais é indicativo de parentesco evolutivo entre organismos de espécies diferentes. Não indicam que os organismos irão desaparecer.
33-V. Na irradiação adaptativa os organismos evoluem e sofrem adaptação em diferentes ambientes. Quando observamos vários organismos descendentes de um mesmo ancestral, evidenciamos a divergência adaptativa que ocorreu como consequência da irradiação.
44-F. Muitas das características mencionadas surgiram antes do gênero Homo.

11.
00-V. Como a retirada das cracas da espécie A não alterou em nada a população da espécie B, podemos dizer que eles não são competidores.
11-F. Os peixes "carnívoros" devem ocupar o nível III da pirâmide;o nível II deve ser ocupado pelo herbívoro.
22-V. As plantas leguminosas possuem nódulos em suas raízes onde encontramos bactérias mutualísticas fixadoras de nitrogênio, o que aumenta a quantidade de nitrogênio do solo.
33-V. O nitrogênio atmosférico é o gás mais abundante da atmosfera e, portanto, é o maior reservatório abiótico de nitrogênio.
44-F. Uma súbita alteração de temperatura não é um fator biótico e sim abiótico.

12.
00-F. Musgos, samambaias, bromélias e orquídeas não são mutualistas e sim plantas epífitas.
11-V. A região abissal faz parte da zona afótica e, portanto, uma cadeia alimentar de organismos que vivem nesta região depende da presença de organismos quimiossintetizantes.
22-F. A malária e a esquistossomose são doenças endêmicas do Brasil.
33-F. A inserção de um novo organismo num ecossistema pode levar a um desequilíbrio ambiental. Caso este organismo encontre elevada resistêcia ambiental, sua multiplicação será muito mais lenta.
44-V. A liberação de SO2 para a atmosfera é responsável pela produção de H2SO4 e, consequentemente, pela formação de chuva ácida.

Prova muito boa.
Td comentado em sala de aula.
Bjs para tds e ótima prova amanhã.

Nenhum comentário: