05 junho, 2007

Novo espaço para dúvidas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este é o novo espaço para dúvidas.

Podem postar!!!!!!!

Valeu

52 comentários:

Anônimo disse...

fofinho,
não estou conseguindo fazer o cadastro no site da isolada.Estava querendo baixar alguns links da sua aula .Como faço?

Prof. Gian Brito disse...

Para baixar aulas o aluno deve se cadastrar primeiro. Após o cadastro e confirmação de que o aluno é da isolada, ocorre a liberação do cadastro para baixar arquivos (este é um procedimento de segurança para que apenas os nossos alunos tenham acesso às aulas). A liberação pode demorar de um a dois dias, mas estou liberando o mais rápido possível.

Valeu

Anônimo disse...

Gian resolve aê por favor!!

1- (PUC) Suponha que, em uma população fechada, em que os cruzamentos se dão ao acaso, a freqüência de um gene recessivo seja de 0,50. Qual será a provável freqüência do mesmo gene após duas gerações?

a) 1,00

b) 0,75

c) 0,50

d) 0,25

e) zero

Anônimo disse...

Gian vê ai minhas questoes abertas...

40. A epiderme tem uma camada superficial formada por queratina, que protege as células contra agente patogênicos dificultando as sua entrada no organismo. Com queimaduras ao longo do corpo a entrada de microorganismos é facilitada devido a morte dessas células. Já o tecido conjuntivo apresentam macrófagos, que fagocitam partículas estranhas protegendo o organismo contra infeccções, porém, com as queimaduras de queimaduras essas células também morrem facilitando a ocorrência de infecções.

58.Após o ferimento, as plaquetas liberam uma enzima denominada tromboplastina, que juntamente com os íons cálcio catalisam a reação de conversão de protombrina em trombina, a trombina também com íons cálcio catalisa a reação de fibrinogênio em fibrina, proteína q forma uma rede de fibras no ferimento impedindo a saída de hemácias formando assim o coágulo.

86.Tecidos ocorrem em organismos multicelulares e são células especializadas na realização de determianda função. Tecido muscular são células organizada em miofibrilas contendo sarcêmeros que são responsáveis pela contração muscular. O músculo liso tem contração lenta e involuntáris, o esquelético contração ápida e voluntária e o cardíaco possui contração rápida e involuntária.

87. O espermatozóide é formado por cabeça, corpo e cauda, é na causa que se encontra o flagelo que é de fundamental importância na capacidade de se movimentar desses gametas. As células epiteliais encontram-se justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular, o que é muito importante para o revestimento de orgãos e até do corpo, como é o caso da epiderme. As células musculares possuem forma alongada, por serem constituídas por miofibrilas, nelas encontram-se sarcômeros, fundamentais na contração muscular.

136. Refere-se ao tecido nervoso, formado por neurônios, que são células com prolongamentos fundamentais para a transmissão de impulsos nervosos, ocorrendo da direção dendrito, axônio nun mesmo neurônio. Esse impulso ativa outros neurônios pela liberação de neurotransmissores na sinapse.

Anônimo disse...

oh Gian eu vi essa questão em um livro e saiu com o gaba verdadeiro!
ve ai se vc concorda!
"abaixo do ponto de compensação fótico, apesar da planta realizar fotossíntese, ela consome na respiração todo o oxigênio produzido, não havendo liberação desse gás p/ o ambiente."

Anônimo disse...

oh fofinho,
pode-se considerar pinocitose como englobamento de PEQUENAS porções de substâncias líquidas?
ou seriam apenas de macromoléculas?
desde já.. agradeço!

Prof. Gian Brito disse...

Para esta questão da PUC, acredito que a frequencia do gene na população não deve alterar, já que os cruzamentos são ao acaso. Já vi num site o gabarito indicado como letra "a", mas não concordo pois pois se for de 1, 100% da população deverá apresentar este gene, o que seria impossível.

Abração

Prof. Gian Brito disse...

E ai Rita, blz???
*A 40 está ótima.
*A 58 está ótima.
*Na 86 diga que tecidos são conjuntos de células e não células; o tecido muscular possui células;---se colocar assim melhora o conceito.
*Na 87 deve ser comentado o aspecto celular e não do tecido epitelial.
*A 136 está ótima.

Bjs

Prof. Gian Brito disse...

E ai Érica,blz???
Podemos concordar sim com esta afirmação Fofinha. Talvez dizer que a planta não libere nada seja um exagero, porém dá para aceitar a afirmação.

Bjs

Prof. Gian Brito disse...

E ai Fofinho (a), blz???


Pode sim aceitar esta idéia sobre pinocitose. O pequenas porções é relativo. Na pinocitose ocorre englobamento de líquidos, não de macromoléculas.

Abração

Unknown disse...

gian olha aí p ver se tá bom.... as abertas...

40. A infecção bacteriana é uma das causas de óbito nos indivíduos que sofrem de queimaduras em grandes extensões do corpo,para a proteção o tec. epitelial apresenta suas células mais superficiais queratinizadas (subt. insolúvel) impedindo a entrada de microorganismos invasores. Já o tec. conjuntivo apresenta os macrófagos, as quais são células de defesa que fagocitam os organismos estranhos ao corpo,no caso as bactérias.
49.a) os vírus infectantes ao penetrarem no organismo das focas, atacam logo os macrófagos e os linfócitos que são células responsáveis com a ação imunológica desses seres vivos. Isso faz com que o organismo das focas fique mais vulnerável a outros agentes patogênicos.
58. A coagulação sanguínea ocorre quando um ferimento ou tec. lesado libera a enzima tromboplastina que catalisa a transformação de protrombina (inativa) em trombina(ativa). Essa por sua vez, converte fibrinogênio em fibrina e as malhas formadas pela fibrina é que retém os componentes do sangue, formando assim o coágulo.
ohh gian a protrombina e a trombina são proteínas é?? precisa colocar na minha resposta??
135.Com a ação desse inibidor específico (ouabaína) da enzima Na+, K+ ATPase, não haverá repolarização da menbrana do neurônio, com isso há impotencialização a transmissão do impulso nervoso. brigadaaaa

Unknown disse...

giannnnnnnnnn eu n tô conseguindo n baixar as aulas do site... vc já ceitou o meu cadastro??? se sim , a minha senha n tá pegando n.. e eu já pedi outra e n xego n...

Prof. Gian Brito disse...

E ai Loema Blz???
*A questão 40 está ótima.
* A 49 faltou a letra b ( mas se não tiver dúvida beleza)--- são células responsáveis pela resposta imunológica. (coloca assim).
* Sua resposta 58 está ótima (num precisa colocar que são proteínas pois a questão pediu desta forma).
* acho que na 135 você poderia falar um pouco mais; poderia explicar que sem a produção de ATP não existiriam mais os transportes ativos e outras coisinhas mais.

Ah, com relação ao teu cadastro, ele está td OK. Porém cm vc num tá conseguindo acessar, vou apagá-lo e você deverá se cadastrar novamente, blz???


Bjs

Anônimo disse...

gian eu n entendi mto bem oq vc quis dizer com a questao 87.. dai posso levar quinta pra vc dar uma olhadinha??

e brigada viu pela correção das questões!! =)

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

giannn olha aí a reformulação da questaum 135....
Com a ação do inibidor específico (ouabaína) da enzima Na+, K+, ATPase, não haverá quebra da molécula de ATP pelo transportador e em consequência o transporte ativo de sódio e potássio em sentidos contrários (bomba de Na e K) seria deficitário. Sem o transporte ativo,não existirá a repolarização da membrana do neurônio, impedindo a tranmissão de impulsos posteriores.

Prof. Gian Brito disse...

Pode sim Rita

Bjs

Prof. Gian Brito disse...

Tá ótima Loema, a sua questão 135.

Valeu amiga

Unknown disse...

giannnn brigadaum pelas dikaS nas minhas respsotas viu??? valeu mesmoooooooo bjkss

Anônimo disse...

Oi gian... Vê ai se essa resposta tá legal =)

*O que é partenogênese?
R= Partenogênese é um tipo de reprodução em que um indivíduo é gerado a partir de um gameta não fecundado, sendo assim ele terá a metade do número de cromossomos de sua espécie.

Vlwww Fofinho!! Bjooos =*

Anônimo disse...

Ai vai outra questão gian...
é a de número 135 do módulo de histologia...
Vou colocar só a resposta tá?!

R= Com a ação do inibidor não haveria despolarização, já que esta se da pela entrada de Na+ no neurônio com gasto de ATP, que também teve sua produção comprometida pela ação do inibidor. Consequentemente, sem a ocorrência da despolarização, a repolarização, ou seja, saída de k+ também não se processaria. Assim a ação desse inibidor compromete completamente a transmissão do impulso nervoso.

Bjooooos :P

Prof. Gian Brito disse...

E ai Mayara, blz???

As sua questões estão ótimas.

Continue assim.

Bjs

Anônimo disse...

Gian, não é uma dúvida mas sim uma curiosidade que eu vi na internet e queria mostrar, aproveitando que estamos estudando genética em suas aulas.

http://bichos.uol.com.br/ultnot/bbc/ult4550u66.jhtm

Abraço,
Lucas.

Prof. Gian Brito disse...

E ai Lucas, blz???

Vi hoje este animal na TV. Muito interessante. Obrigado pela dica.

Abração

Anônimo disse...

Gian... Lembre de olhaar a Questão 4 do simulado... Quando souber me diz táá... ou por aki pelo blog ou pelo msn ou pelo orkut...

bjoooos fofinhooo!!

Anônimo disse...

Gian ai vão umas MUITAS respostas de algumas questões do mód. de evolução e ecologia pra vc dar uma lida...

1- provavelmente esses peixes por serem mais adaptados foram naturalmente selecionados pelo ambiente em detrimento dos que não possuíam essas características.

3- a) não, pois para que esse gene desapareça é necessário que alguns fatores como mutações que nesse caso não ocorreram.
b) A freqüência de indivíduos A1A1 provavelmente ira diminuir já que esses possuem uma baixa resistência a insetos, porém o gene A1 não irá desaparecer pois ele também está presente em indivíduos com genótipo A1A2, que possuem alta resistência a insetos.

20- Como as plantas e as construções ficaram escuras devido à poluição carbonífera as borboletas escuras tiveram maiores oportunidades de se disfarçar de seus predadores e assim tornaram-se mais adaptadas àquele ambiente, que às selecionou naturalmente em detrimentos das borboletas claras.

23- Os fósseis são evidências evolutivas pelas quais podem ser estudadas a existência e a estrutura de seres que viveram no passado e a partir de então fazer uma comparação com os seres atuais buscando encontrar parentesco evolutivo entre eles.

25- Com um tempo, provavelmente pela ocorrência de MUTAÇÃO GÊNICA, os lagartos passaram por um processo de EVOLUÇÃO, onde por SELEÇÃO NATURAL os mais adaptados, ou seja, os mais resistentes ao inseticida sobreviveram a MUNDANÇA AMBIENTAL.

29- a) Segundo o pensamento lamarckista a presença do antibiótico no ambiente teria modificado as bactérias fazendo surgir bactérias mais resistentes e essa característica adquirida teria sido transmitida aos descendentes
b) Segundo o pensamento Darwinista o ambiente contendo antibiótico fez com que as bactérias mais resistentes fossem naturalmente selecionadas em detrimento das menos resistentes.

58- a) O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido por bactérias que vivem livremente no solo ou associadas mutualisticamente a raízes de plantas leguminosas. Porém as plantas e os animais não conseguem assimilar o nitrogênio sob a forma de N2, por isso bactérias denominadas nitrificantes o transformam em nitrato, forma esta que pode ser absorvida pelas plantas e animais.
b) A rotação de cultura é de suma importância para que o solo não se torne pobre pois cada espécie de planta necessita de substâncias diferentes para a realização de seu metabolismo, assim com a rotação de cultura não se torna pobre em uma única substância. No caso das leguminosas, o solo torna-se rico em nitrogênio, pois está, a partir de uma associação mutualística com bactérias fixadoras conseguem o nitrogênio da atmosfera.

60- c) “E” representa a excreção ou a morte das plantas e animais (decomposição). Estes processos são extremamente importantes pois junto com o processo realizado pelas bactérias desnitrificantes são os responsáveis pela devolução de nitrogênio ao ambiente.

Não precisa responder todas de uma só vez não tá... se vc tiver meio sem tempo pode responder uma de cada vez...
Bjoooooos!!!

Mayara Costa´´

Anônimo disse...

Gian,
vc poderia me explicar a questão 31 do capítulo de genética??
brigada!
bjoo

Unknown disse...

gian...pergunta sobre fungos: fungos têm tecidos organizados? o micélio já é o fungo propriamente dito?
valeuss

Unknown disse...

a pílula do dia seguinte serve para impedir a fecundação tb??
valeusss

Prof. Gian Brito disse...

E ai Mayara, blz???

*Sobre a questão 1, gostaria que vc falasse um pouco sobre o ciclo de vida curto que este peixe possui e associasse isto à sua adaptação à lagoa.
* Na questão 3 adicione na letra "a" provavelmente não ocorreu, pois não foram relatadas.
* A 20 está ótima (se vc quiser adicionar o termo melanismo industrial ficaria muito bom tb).
* ótima a 23.
* Acrescenta o que está entre parênteses: Com um tempo, provavelmente pela ocorrência de MUTAÇÃO GÊNICA (surgiram organismos mais resistentes ao "remédio"), os lagartos passaram por um processo de EVOLUÇÃO, onde por SELEÇÃO NATURAL os mais adaptados, ou seja, os mais resistentes ao inseticida sobreviveram a MUNDANÇA AMBIENTAL.
* a 29 está ótima.
* gostaria que na letra "a" da 58 vc colocasse o termo fixação e o explicasse dentro de sua resposta como um complemento.
* na C da 60 vc deveria falar sobre a importancia da decomposição para continuidade da vida. Explore um pouco mais decomposição.

Bjs Fofinha

Prof. Gian Brito disse...

A questão 31 do módulo de genética deve ser explicado como ele deverá proceder para obter linhagens puras de bois brancos e sem chifres.
Para que o fazendeiro obtenha tais linhagens, ele deverá separar as linhagens, ou seja, isolar todos os gados de cor branca e sem chifres e só permitir o cruzamento entre eles.
O problema dos chifres não será resolvido rapidamente pois muitos gados podem ser heterozigotos e, portanto, apresentarem descendentes com chifres.

Valeu

Prof. Gian Brito disse...

E ai Gabi, blz???

Os fungos não possuem tecidos organizados. No máximo eles podem apresentar um conjunto de hifas, que é denominado micélio.

A pílula do dia seguinte pode ser considerado um método contraceptivo hormonal ou, por alguns autores, um método abortivo. Ela não impede diretamente a fecundação.


Bjs

Anônimo disse...

gian,
comenta ai a questao 109 de genetica.
vlw

Anônimo disse...

a resposta da pergunta anterior seria nº de genes + 1?

Anônimo disse...

Ei fofinho tô conseguindo não entrar no site pra baixar as aulas... fiz o cadastro, mas n consigo entrar, e tal como a Loema, pedi nova senha, e até agora nada!
=//

Como resolve agora?!

bjoos

Anônimo disse...

gian,
na malária o homem é o hospedeiro intermediario, certo?
se for, como pode esta afirmação se referir a malaria??
veja so: ...no ciclo de transmissao da doença p/ o homem, o parasita invade a corrente sanguinea, dps o figado, onde se multiplica atingindo novamente a corrente sanguinea.
sendo assim ele seria o hospedeiro definitivo ja q estaria abrigando a forma sexuada do parasita...
por favor me esclareça isso..
brigada..:p

Prof. Gian Brito disse...

E ai Cláudia, blz???

Apaguei teu cadastro. Vc agora pode fazer um novo cadastro com o mesmo e-mail.

Bjs

Prof. Gian Brito disse...

E ai Fofinho (a)

Como a quetão 109 é uma questão de herança quantitativa, o número de fenótipos é igual ao número de poligenes mais um, da forma como vc estava pensando.

Abração

Prof. Gian Brito disse...

E ai Fofinha, blz???

Na Malária o homem é sim o hospedeiro intermediário.

A proposição que vc postou não afirma que o organismo realizou reprodução sexuada. Ele pode ter realizado reprodução assexuada no hospedeiro intermediário (homem).

Bjs

Anônimo disse...

Fofinhoo... continuo esperando!!! fiz o novo cadastro, mas n chegou nada pra mim e não consigo entrar.
bjos

Anônimo disse...

gian, ve ai minhas respostas do modulo e ecologia e evolucao...

4. Camuflagem é quando um organismo geralmente tem semelhanças com o meio, ficando imperceptível, o que favorece contra a ação de predadores, geralmente é útil quando o animal está em repouso. Já o mimetismo é quando um animal não venenoso se asemelha a outro animal que chama muita atenção porém que é venenoso ou não-palatável, dificultando sua predação.

20.Quando não tinha grande industrialização as borboletas claras ficavam menos vulneráveis em seus habitats por estarem mais adaptadas, já as escuras eram presas mais fáceis por serem facilmente vistas pelos predadores. A situação inverteu porque com a industrialização as fuligens provocaram o escurecimento dos habitats das borboletas proporcionando maior adaptação para as borboletas escuras, e as claras que eram mais adaptadas ficaram mais vulneráveis aos predadores.

23.Os fósseis são essenciais para o estudo da Evolução, pois são eles que comprovam a existência de organismos no passado. É importante lembrar que esses fósseis são qualquer tipo de vestígio, desde partes do corpo do animal à pegadas deixadas no chão.

25.Com o passar do tempo essas lagartas sofreram um processo de EVOLUÇÃO. Com a ocorrência de MUTAÇÃO GÊNICA, processo aleatório que proporciona maior variabilidade genética, foi possível o surgimento de lagartas mais adaptadas ao veneno, causando um favorecimento na SELEÇÃO NATURAL, na qual atuou selecionando apenas lagartas mais adaptadas provocando assim uma MUDANÇA AMBIENTAL.

56.Porque esse nitrogênio fixado se transforma em amônia e depois em nitritos e nitratos para ser repassado aos animais através da alimentação. Esse processo é fundamental para a vida desses animais já que o nitrogênio é constituinte das proteínas e dos ácidos nucléicos.

83.Esse inseticida provavelmente foi aplicado sobre organismos produtores e por serem não-biodegradáveis se acumulam ao longo da cadeia alimentar acarretando uma maior concentração nos animais de alto níveis tróficos das cadeias alimentares, como é o caso das focas e dos leões marinhos.

103.Seria prejudicada já que o ciclo da matéria foi interrompido. As plantas não teriam matéria inorgânica para realização de fotossíntese já que os decompositores, organismos responsáveis pela reciclagem da matéria foram extintos.

138.Há um processo de sucessão ecológica em que ocorre primeiro a ecese, etapa em que as espécies pioneiras começam a se adaptar ao local, seguido da sere, etapa intermediária onde começa a haver o aumento da biodiversidade e a etapa clímax, onde é atingido o equilíbrio da sucessão.


tah ai gian, deve ter lhe cansado.. desculpa tah!?

Prof. Gian Brito disse...

E ai Cláudia, blz???

Seu cadastro já foi aceito novamente. Use seu login certo (com a primeira letra maiúscula, como vc colocou no cadastro) e a senha também deve estar correta.

Bjs

Anônimo disse...

Gian, qual a diferença de translocação e permutação.

Prof. Gian Brito disse...

E ai Rita, blz???

Desculpa a demora.

*A 4 está ótima;
*A 20 está ótima;
*A 23 está ótima. Se possível, além de vestígio vc coloca ou impressão deixados por seres que viveram no passado.
*Na 25 mudança ambiental deve ter sido o fator determinante para a seleção natural.
*A 56 está ótima;
*Na 83 se você quiser citar o termo magnificação trófica ou megatrofia, enriquece bastante a resposta.
* Na 103, se vc puder dizer que a tendencia é ocorrer a morte dos organismos com o tempo fica legal (cm complemento).
*A 138 está ótima.

Bjs Fofinha

Prof. Gian Brito disse...

E ai Fofinho (a), blz???

A diferença entre translocação e permutação é que na permutação ocorre troca de fragmentos entre cromossomos homólogos, enquanto na translocação a troca de fragmentos é entre cromossomos não homólogos, o que caracteriza uma mutação.

Valeu e desculpa a demora.

Anônimo disse...

Gian aí vão algumas respostas do módulo de taxonomia, vírus e reinos pra vc da uma analisada tá?!

3) a nomenclatura binária foi criada por lineu para universalisar as espécies. O primeiro nome dessa nomenclatura deve ser escrito com inicial maiúscula e representa o gênero, já o segundo nome deve ser escrito com inicial minúscula e representa o epiteto específico. Esse dois nomes devem ser sublinhadis ou serem escritos em itálico para se destacar no texto.

9) A- Cebus apella

B - O aluno deveria utilizar as palavras "Cebus apella" pois esse é o nome da espécie segundo a nomenclatura binomial criada por Lineu para identificar as espécies de forma universal.

26) O aumento pode ser explicado pois na região da amazônia as medidas para a erradicação do vetor da doença são poucas ou quase inexistentes e além disso a falta de cuidados com os infectados faz aumentar ainda mais o número de mosquitos vetores da doença, fazendo com que ela se alastre ainda mais.

29) A- A questão está apresentando um caso de pleitropia em que um mesmo gene pode manifestar mais de uma característica, nesse caso o gene manifesta oa mesmo tempo a anemia falciforme e uma certa imunidade a maária.

B- O agente etiológico da malária é um protozoário pertencente ao gênero plasmodium. O vetor é um inseto conhecido como mosquito-prego, do gênero anopheles. Na malária o homem é o hospedeiro definitivo. O mosquito, durante a picada, introduz o protozóario no homem e dentro do organismo humano o protozoário passa por várias transformações incluindo reprodução sexuada e quando um mosquito pica novamente o homem acaba recebendo o protozoário que nesse homem estava.

34) A- Realmente as causas apontadas pelo artigo não poderiam ser destacadas como formas de erradicação da doença de chagas pois esta é transmitida através das fezes do inseto barbeiro. Uma maneira de se prevenir contra a doença é evitar moradias em casas de barro, onde o vetor costuma se alojar.

B- Amebíse e ascaridíase.

42) A- O medico deveria dizer aos pais que o menino até poderia adquirir a doença mas não pela convivência com os pais e sim pelo contato direto com as fezes do vetor, o que se torna bem mais difícil em áreas urbanas.

B- Deveriam morar em casas de alvenaria ao invés de casas de barro e utilizar inseiticdas para combater o vetor.

44) A- O protozoárioo ao ser colocado em água salgada (meio hipertônico em relação ao seu meio intracelular) perderá água por osmose na tentativa de igualar as concentrações dos meios, o que acarretará no sua morte.

B- Osmorregulação e eliminação de excretas dissolvidas na água.

64) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que precisam do metabolismo da célula para se reproduzir, metabolismo esse que é controlado pelo núcleo da célula. Como as hemácias são células anucleadas os vírus não conseguiriam se reproduzir ao parasita-las.

71) A- É possível concluir que a "Chlamydia trachomatis" é uma bactéria pois possui membrana plasmática e DNA e RNA simultaneamente como material genético, além de possuirem ribossomos. Já o "Herpes simples" é um vírus. É possível chegar a essa conclusão pela falta de membrana plasmática e ribossomos e por possuirem apenas DNA como material genêtico.

B- Apenas as bactérias podem ter o crescimento representado no gráfico pois através da divisão binária, tipo de reprodução assexuada, podem se duplicar em intervalos de tempos constantes como mosra o gráfico.


Pronto gian... Ainda ficaram faltando algumas mais depois eu mando...
Beijos Fofinhooo!! =*

Anônimo disse...

Ops gian esqueci de assinar... Esse comentário ai de cima foi meu =)

Prof. Gian Brito disse...

E ai Mayara, blz

Desculpa não ter te respondido antes.

Na questão 3 só faltou vc citar que a escrita deve ser em latim.

Prof. Gian Brito disse...

*A questão 9 está ótima.
* Na 26 vc poderia ressaltar a característica incidência de mosquitos transmissores na região de florestas tropicais.
*Na questão 29 vc poderia enfatizar a melhor resistencia à malária relacionada ao fato de que na anemia falciforme o indivíduo apresenta hemácias em forma de foice e isso dificulta o ciclo do plasmódio que, em determinado momento utiliza as hemácias do hospedeiro para reprodução.

Prof. Gian Brito disse...

E ai Mayara,blz???

*Na questão 34 cuidado com as letras. (a letra b está na resposta da A e a letra C está na resposta da B). Mas o conteúdo da resposta está correto.

* A 44 está ótima (não precisa nem enfatizar que a função ds vacúolos pulsáteis é eleiminar excretas - isso pode ser colocado como consequência).

Prof. Gian Brito disse...

*A 64 está perfeita.
*A 71 também está ótima.

Continue assim Fofinha, vc está no caminho certo (rumo à vitória).

Bjs

Unknown disse...

giann mandei pro seu emaill duvidas!!
por favor se der responde ate sabado
antes do simulado!!
obrigada!
abraço maria eduarda tenorio